II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Leópolis-PR 2025

0800 400 6007

Na tarde de 30 de abril, o Clube Municipal de Leópolis sediou a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa promovida pela Secretaria de Assistência Social. A mestre de cerimônia Sirlei Regina de Oliveira Soares abriu o encontro explicando que conferência é “espaço para conferir serviços, ouvir necessidades e propor avanços”, reafirmando o compromisso do município em incluir inclusive o idoso acamado.
Compuseram a mesa de honra o vice-prefeito Josias Rodrigues de Mello, o padre José Mauro de Marco, a secretária de Administração Eliane Fonteque, a vereadora Dulcineia de Souza Rocha, a presidente do Conselho Graziela Lúcia Magalhães, o representante dos idosos João de Oliveira e o palestrante Vilson Cecchetti em seguida a execução dos hinos: Nacional e Municipal.


Pronunciamentos:

Josias Rodrigues de Mello – Vice-Prefeito
“Que Deus abençoe esta tarde; tenho certeza de que será muito produtiva, abençoada por Deus. Parabéns pela dedicação de todos vocês.”


Pe. José Mauro de Marco – Pároco
“Católicos ou evangélicos, a oração do Pai-Nosso nos une sob a mesma lei do Senhor. Dignai-vos, Senhor, abençoar esta iniciativa, nosso município e cada participante desta conferência.”


Eliane Fonteque – Secretária de Administração
“Equidade é tratar cada idoso de forma justa, reconhecendo necessidades diferentes. Convido todos a contribuir para um diálogo produtivo que construa um futuro melhor para a terceira idade.”


Dulcineia de Souza Rocha – Vereadora
“Envelhecer é um privilégio; viver essa fase com dignidade, saúde e respeito é um direito. Estamos aqui para debater políticas que assegurem esses valores.”


Sirlei Regina de Oliveira Soares – Secretaria de Assistência Social
“Conferência é ter direito de voz: espaço para dizer o que falta e propor avanços, inclusive para o idoso que já não consegue sair de casa, mas precisa ser lembrado e respeitado.”


Em seguida, os participantes assistiram a um vídeo que apresentou projetos voltados à terceira idade, além da apresentação do Coral Acordes da Experiência e da declamação de poema por João de Oliveira. O vice-presidente do Conselho, Pedro Soares, leu e teve aprovado o Regimento Interno, legitimando os ritos deliberativos. O palestrante Vilson Cecchetti abordou o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, destacando desafios como inclusão digital, saúde integral e participação social ativa.


Divididos em cinco grupos, os conferencistas formularam cinco propostas por esfera de governo (municipal, estadual e federal), posteriormente aprovadas em plenária. A assembléia elegeu ainda um delegado titular e um suplente da sociedade civil para representar Leópolis na VIII Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, marcada para 26 a 28 de agosto, em Foz do Iguaçu. Com a homologação das propostas e dos representantes, Sirlei encerrou os trabalhos agradecendo o apoio da Prefeitura e reiterando que “Leópolis continuará enxergando seus idosos como protagonistas de sua própria história”.

Caso seja necessario, envie a imagem para ser retirado
Arraste e solte o arquivo aqui Procurar arquivos
Aceito os termos *Ao continuar com a solicitação de remoção, você confirma que leu, entendeu e concorda com todos os termos acima e que é a pessoa que aparece nas fotos ou tem autorização explícita dessa pessoa.

Eu li e concordo com os termos e condições 

Ao continuar com a solicitação de remoção, você confirma que leu, entendeu e concorda com todos os termos acima e que é a pessoa que aparece nas fotos ou tem autorização explícita dessa pessoa.